Encontro com a Palavra de Deus – II DOMINGO ADVENTO - ANO C

 

    

                           9 de Dezembro de 2018

 

AS LEITURAS DO DIA 

Bar 5, 1-9: Deus mostrará o seu esplendor.

Salmo 125: O Senhor fez maravilhas em favor do seu povo.

 

Filp 1, 4-6.8-11: Puros e irrepreensíveis para o dia de Cristo.

Evangelho Lc 3, 1-6: Toda a criatura verá a salvação de Deus.

 

A PALAVRA É MEDITADA

Com uma solene apresentação é introduzida a figura de João Bpatista: começa-se pleo imperador Tibério para chegar até aos sumos sacerdotes Anás e Caifás. Luca evangelistas do universalismo cristão. A pregação do Bpatista nas margens do Jordão, tem ressonâncias no coração do império e irradiam-se em tdoas as direcções.  


A pregação do Baptista é essencial. Refaz-se ao "Livro das consolações de Israel" do profeta Isaias (segundo Isaias): "Uma voz grita: no deserto preparai o caminho do Senhor". A mudança da palavra "deserto" da primeira para a segunda parte do periodo é para adaptar a palavra de Isaias ao dado presente. Isaias falava da travessia do deserto; o Baptista para falar escolhe o deserto, isto é lugares solitários, e ali a quem acorre indica o cmainho da salvação.

 

Para os exilados da Babilónia tratava-se da pista do oriente para o ocidente; para os ouvintes do Baptista a pista é de ordem espiritual e, por reflexo, tambem social. Por esta estrada chaga ao homem a salvação: "Todo o homem verá a salvação de Deus".É o Leitmotiv da salvação universal.  


 O tema central é portanto a salvação:que não é libertação politica, salvação moral ou espiritual. Em Lucas o tema encontra ligação com o evento do Natal. A salvação ou libertação depois de Jesus não fica mais em abstracto, mas reveste os panos de uma pessoa concreta: a essa o Baptista prepara a estrada e para ela nos aponta. A salvação é Jesus. Salvação não inventada pleo homem, mas oferecida por Deus. Virtualmente é salvação e libertação para todos, para o branco e para o negro, para o peruano e para o chinês... Mas o dom de Deus chega a sinal só lá onde encontra a porta aberta e mãos abertas. Jesus apresenta-se à porta e bate: não força nem manda outros a forçar a porta ou a abrir com chaves falsas. A salvação ou libertação ou é livremente aceite ou não é salvação.

O universalismo de Lucas põe-nos em crise: "Todo o homem verá a salvação de Deus". Existem os cristãos anónimos. Todo aquele que tiver matado a fome aos pobres já reconheceu Jesus. O influxo do Evangelho também sobre a terra vai muito além da cristande oficial: muitos mais de quantos pensamos vivem o Evangelho de Jesus sem conhecer Jesus.

 

 

A PALAVRA É REZADA

 

Eu sei que para lá da história

não há nada a esperar-me,

mas estás tu, Deus de salvação.

Eu sei que acima das nuvens existem sempre as estrelas

e sei também que virá o vento a varrer o céu

e então verei ainda aquelas luzes

sempre atentas a sorrir-me.

Eu sei que para lá das ásperas subidas

existe uma planície, florida e beijada pelo sol,

e cada passo mo tornará mais próximo.

Eu sei que não obstante os pecados

estás sempre tu, Senhor, a esperar por mim

para me abraçar e para cantar juntos o aleluia da salvação,

por ti prometida e em mim por ti realizada.

E é esta certeza que dá força ao meu caminho

no dia-a-dia e na fadiga de todos os dias.

Ámen.                                   

 

(In Qumran, e La Chiesa: tradução livre de fr. José Augusto)

 


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