Encontro com a Palavra de Deus – Natal do Senhor - ANO B

SOLENIDADE DO NATAL – MISSA DA VIGILIA – ANO B

    

                           24 dezembro 2020

 

AS LEITURAS DO DIA 

Is 62, 1-5: Serás o encanto do Senhor.

Salmo, 88: Cantarei eternamente as misericórdias do Senhor.

Act 13, 16-17.22-25: Testemunho de Paulo acerca de Cristo, Filho de David.

Evangelho Mt 1, 18-25: Maria dará à luz um Filho, e tu pôr-lhe-ás o nome de Jesus.

 

 

A PALAVRA É MEDITADA

Agora continua a sua conceção apresentando o papel e a missão de José sob o ponto de vista de Deus. José é um homem justo (v.9). O seu problema não é principalmente a situação nova que se criou com a sua noiva Maria, mas a sua relação com este menino que está para nascer e a responsabilidade que sente para com ele. José é chamado justo porque sintetiza na sua pessoa a atitude dos justos do Antigo Testamento e em particular a de Abraão (cfr Mt 1,2-21 com Gen 17,19).

A justiça de José não aquela "segundo a lei" que autoriza a repudiar a própria mulher, mas aquela "segundo a fé" que pede a José para aceitar em Maria a obra de Deus e do seu Espírito e lhe impede de se atribuir a si os méritos da acção de Deus.

De sua iniciativa José não considera poder tomar consigo uma pessoa que Deus reservou para si. Ele retira-se diante de Deus, sem contestar, e renuncia a tornar-se o esposo de Maria e o pai do menino que está para nascer; por isso decide mandar secretamente Maria de volta para a sua família.

José é justo de uma justiça que descobriremos no seguimento do evangelho, aquela que se exprime no amor dado sem discriminações a quem o merece e a quem não o merece (Mt 5,44-48) e está resumido na "regra de ouro": "Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-lho vós também" (Mt 7,12). O homem justo é misericordioso como Deus é misericordioso.

A crise de José tem o mesmo significado da objeção de Maria em Lucas 1,29. Maria ficou perturbada porque não sabia o que significasse a saudação do anjo.  José está incerto porque não sabe explicar-se aquilo que aconteceu em Maria. Maria pode pedir a explicação ao anjo, mas José não sabe a quem se dirigir; por isso decide pôr-se de lado esperando que alguém venha libertá-lo das suas perplexidades.

Mateus põe em relevo a identidade messiânica de Jesus afirmando a sua descendência de David, ao qual Deus tinha prometido um descendente que teria reinado eternamente sobre a casa de Jacob (cfr Lc 1,33; 2Sam 7,16). Portanto, segundo a genealogia, Jesus é descendente de David, não em virtude de Maria, mas de José (v.16). é por isso que Mateus apresenta José como destinatário do anúncio com que lhe vem dada a ordem de tomar Maria consigo e de dar o nome a Jesus. José reconhecendo legalmente Jesus como filho, torna-o para todos os efeitos descendente de David. Jesus será assim reconhecido como filho de David. ( Mt 1,1; 9,27; 20,30-31; 21,9; 22,42).

O nome de Jesus significa "Deus salva". A promessa de salvação contida no nome de Jesus é apresentada em termos espirituais como salvação dos pecados (v. 21). Também para Lucas a salvação trazida por Jesus consiste na remissão dos pecados (Lc 1,17). Nestas palavras está a nítida rejeição de um messianismo terreno: Jesus não veio para conquistar o reino de Israel ou libertar a sua nação do domínio estrangeiro.

A singularidade da aparição do anjo consiste no facto que essa acontece em sonho. Mateus talvez apresente José segundo o modelo do patriarca José, vice-rei do Egipto (Gen 37,5ss). A coisa importante é que a aparição do anjo esclarece com segurança que a ordem vem de Deus.

No versículo 22 encontramos a primeira citação do Antigo Testamento. Esta é precedida pela fórmula introdutiva: "Tudo isto aconteceu para que se cumprisse aquilo que tinha sido dito pelo Senhor por meio do profeta". Com esta expressão Mateus quer dar-nos a ideia do cumprimento das intenções de Deus contidas na Escritura. É importante notar que através do profeta Deus falou. Com a citação de Isaías 7,14 Mateus apresenta a geração de Jesus como um parto virginal.

Jesus qual Emanuel, Deus connosco, constitui um motivo central do evangelho de Mateus. Esta citação de Isaías forma uma inclusão com a última frase do evangelho: "Eu estou convosco todos os dias até ao fim do mundo" (Mt 28, 20).

José, homem justo, desperta do sono e age. A execução descreve a sua obediência. Embora tomando consigo Maria, ele não a conhece. O conhecer indica já em Gen 4,1 a relação sexual.

A imposição do nome de Jesus por obra de José garante diante da lei a descendência davídica do filho de Maria.

 

 

A PALAVRA É REZADA

Senhor,  
dá-me também hoje a força
para acreditar, para esperar, parar amar.
não me deixes a meio do caminho
mergulhado nas mil coisas  
que não me bastam mais.  
deixa que pare também eu
todos os dias a escutar-te  
para retomar depois o caminho
ao longo das estradas que me dás a percorrer.

Liberta-me por isso de tudo o que  
me parece indispensável e não o é,
daquilo que julgo necessário
e afinal é apenas supérfluo,
daquilo que me enche e me faz inchar
mas não me sacia,  
me molha os lábios
mas não me mata a sede do coração.  
Sim, eu sei que tu queres fazê-lo
mas ajuda-me a deixar-to fazer
sempre, e logo!

Ámen.  

 

 

(In Qumran2.net, e La Chiesa.it: tradução livre de fr. José Augusto)

 


eşya depolama izmir escort kartal escort gebze escort antalya escort şişli escort ümraniye escort anadolu yakası escort saç ekimi porno mecidiyeköy escort anadolu yakası escort 1xbet best10
gaziantep escort