Tau Day 2016

Este ano, em Portugal, organizámos o Tau Day. Nos dias 22 e 23 de Outubro de 2016, cerca de sessenta jovens reuniram-se em Coimbra para participar neste evento, que se tornou num evento anual. Ao contrário das edições anteriores, estendemos a duração das actividades para dois dias. Embora o número de participantes tenha sido menor em relação ao ano passado, pudemos ver que a experiência foi mais profunda e intensa.

Lembre-se que o Tay Day é o encontro nacional de todos os jovens que, de formas diferentes, estão ligados às nossas comunidades franciscanas, decorrendo no final de Outubro e início de Novembro, e encontrando sempre um local diferente de ano para ano: até agora teve lugar na Batalha, em Tomar, em Santarém, em Leiria, em Alcanena, e, este ano, em Coimbra. Neste novo ano pastoral, está é a primeira iniciativa que, a nível da Delegação, foi organizada pela Pastoral Juvenil e Vocacional. O tema deste ano foi “800 anos com S. Francisco”, por ocasião do oitavo centenário da chegada dos primeiros franciscanos a Coimbra. Entre nós, estiveram presentes o frei Fabrizio, o frei Pedro, e o Ministro Provincial, o frei Giovanni Voltan, que se encontrava a fazer a visita canónica.           

O programa da iniciativa foi muito envolvente e compreendeu diversas iniciativas. No sábado, dia 22, após a chegada de todos os grupos, tivemos alguns momentos de jogos, de oração, com reflexão sobre o tema, e algumas visitas à cidade, percorrendo os oitocentos anos de história franciscana. Tivemos um espaço de partilha e o dia terminou com a vigília de oração. No domingo, dia 23, ouvimos o testemunho de uma freira Carmelita e o dia continuou com oração, reflexão, e alguns jogos até à Eucaristia, presidida pelo Provincial. O encontro concluiu-se com o almoço. Esta foi uma bela experiência, pensada e organizada por um grupo de jovens de Coimbra que se dedicaram de coração.                     

Frei José Carlos         
(publicado originalmente em italiano no site da Província)