Encontro com a Palavra de Deus – Domingo de Ramos – ANO B

DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO – ANO B

 

28 março 2021

 

1ª Leitura – Is 50, 4-7Jesus Cristo é o Servo de Deus que se oferece.

Salmo 21: Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste

 

2ª Leitura – Filip 2, 6-11: Cristo não se valeu da sua condição divina

 

Evangelho Marcos 15, 1-39: Verdadeiramente este homem era o Filho de Deus.

 

 

A PALAVRA É MEDITADA

Entramos na semana mais importante do ano, para nós discipulos.

De tal forma importante ao ponto de ser definida "santa".

Minuto após minuto sincronizaremos os relógios da fé com as últimas horas de vida de Jesus.

No trabalho, em casa, na familia, tudo procederá como sempre. Mas, entretanto vamos com o pensamento aos estados de espirito do Mestre, às suas últimas, trágicas escolhas. Tudo à nossa volta corre rapidamente, como sempre, mas nós sabemos o que está para suceder ao Senhor.

Seguimo-lo no deserto, procurámos levantar o nosso olhar para o Tabor, para a beleza de Deus, seguimos, também nós perturbados, a expulsão dos vendedores do templo. E ao discurso feito a Nicodemos, à necessidade de renascer do alro olhando para Ele levantado da terra.

Conhecemos bem a história daqueles últimos dias, mas precisamos que cruze a nossa história, que reanime a nossa pequena fé.

Temos neessidade urgente de conversão, sempre.

Agora è tempo de parar. Agora è o momento de nos sentarmos para admirar o espectáculo da morte de Deus.

 

Domingo de Ramos

Começa como uma festa este domingo, com os ramos cortados das árvores e agitados diante do Nazareno que entra na cidade montado num jumentinho. E o povo que canta e grita, inebriada, entusiasta, como se tudo fosse verdadeiro e simples.

Estendem os mantos à passagem, as crianças correm a ver quem grita mais forte. Sorri, divertido, o Senhor.

Não entra cavalgando um cavalo branco, nenhum exército a esoltá-lo, nem bandeiras agitadas ao alto. Não os notáveis e os saerdotes o esperam às portas da cidade, mas pobre gente que interrompe o trabalho dos campos. Hossana, Deus inesperado. Hossana, consolação dos perdidos e dos pecadores. Hossana. Nas nossas igrejas repete-se aquele gesto.

 

A Paixão

Depois a liturgia torna-se séria.

Antecipando a grande sexta feira, já lê a narração da paixão.

Toca a Marcos, este ano, o primeiro evangelho a ser escrito. Atrás dele está a sombra de Pedro.

É uma narração seca, desconcertante. Jesus não reage, não fala, não diz nada. Sabe que seria inútil, sabe que não serve.

O homem decidiu eliminá-lo, o que mudaria?

Não é um Jesus resignado mas entregue. Humano, humanissimo.

Marcos è o único que descreve o grito do moribundo e a citação do salmo 22 com aquela perceção do abandono como se Deus, por um momento, se demonstrasse incrédulo.

Não morre a fingir, o Senhor, não tem cantagens, não brinca. Vai até ao fim, ousa, entrega-se está pendurado.

 

Eis-nos
será que nos situamos nesta narração?

Talvez este ano nos sintamos um pouco como os apóstolos amedrontados e desconcertados, ou como Pilatos, obsecado pelo poder, ou nos encontremos na trama intrigante de Judas, ou no sofrimento cruento do Cireneu que leva a Cruz, ou no desejo de salvação do ladrão, ou Deus não o permita, na indiferença daqueles pios hebreus que, entrando na cidade, apressam o passo por causa do iminente temporal, lançaram um olhar de desprezo aos condenados à morte, que eram exemplarmente castigados.

Entre estes condenados, Deus morria.

Mas entre todas as personagens, duas nos são particularmente caras, duas que só Marcos descreve.

 

O jovem em fuga

O primeiro é aquele rapaz presente no momento da prisão, talvez acordado pela agitação, que desceu para curiosar vestido apenas com um lençol e que, apanhado pela agitação, foge horrorizado, nu. Quem é aquele rapaz? Pequeno enigma no meio de tantos, muitos procuraram identificá-lo, talvez seja o próprio jovem Marcos.

Mas, certamente, Marcos, e com ele Pedro, está dizendo que aquele jovem se assemelha ao neófito que se aproxima de Cristo. Até que não aceitou a dureza da cruz, o escândalo da paixão, o desconcerto do fracasso, não s epode dizer discipulo.

É fácil seguir Jesus na gloria. Menos evidente fazê-lo na cruz.

Foge, o rapaz, mas estará de novo presente na ressurreição. È uma nudez necessária, a sua.  Como a do discipulo.

Pedro, que a viveu dramaticamente na pele, sabe-o.

 

O estrangeiro

Quem é Jesus? A pergunta acompanha todo o evangelho, aqui, no final, encontramos a resposta.

Resposta que vem dada clamorosamente, por um não crente, um oficial romano que se faz voz de todos os que procuram a Deus. Verdadeiramente este è o Filho de Deus, afirma, vendo-o morrer daquela maneira.

Sem amldiçoar, sem desespero, sem fugir.

Também nós, meditando a paixão, olhando para o crucificado, podemos chegar à mesma, desconcertante conclusão...

Bom cmainho irmãos e irmãs. Deixemo-nos arrastar pela narração, revivamos em nós os cheiros, as luzes, e as cores daqueles três dias em qu Deus morreu dando-se a si mesmo.

 

 

A PALAVRA É REZADA

Tu és santo, Senhor Deus único, que fazes maravilhas.

Tu és forte. Tu és grande. Tu és o Altíssimo.

Tu és o Rei omnipotente.

Tu és o Pai santo, Rei do céu e da terra.

Tu és trino e uno, Senhor Deus dos deuses.

Tu és o bem, todo o bem, o sumo bem, Senhor Deus vivo e verdadeiro.

Tu és amor, caridade.

Tu és sabedoria.

Tu és humildade.

Tu és paciência.  

Tu és beleza.

Tu és segurança.

Tu és a paz.

Tu és gaudio e alegria.

Tu és a nossa esperança.

Tu és justiça.

Tu és temperança.

Tu és toda a nossa riqueza.

Tu és beleza.

Tu és mansidão.

Tu és o protetor.

Tu és o guarda e nosso defensor.

Tu és fortaleza.

Tu és refúgio.

Tu és a nossa esperança.

 Tu és a nossa fé.

Tu és a nossa caridade.

Tu és toda a nossa doçura.

Tu és a nossa vida eterna, grande e admirável Senhor,

Deus omnipotente, misericordioso Salvador.

Ámen.

 

 

(In, Qumran2.net e LaChiesa.it - tradução livre de fr. José Augusto)

 


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